📊 Boletins epidemiológicos de Uberlândia - Beudi 📊
Acidentes por aranhas🕷️, ou Araneísmo, é o quadro clínico de envenenamento devido a inoculação da peçonha de aranhas. Existem três gêneros de aranhas 🕷️🕸️causadores de acidentes de importância em saúde: Phoneutria (Aranha armadeira), Loxosceles (aranha marrom) e Latrodectus (aranha viúva negra).
A incidência do araneísmo no Brasil embora baixa, tem se mostrado crescente nos últimos anos (chegando a 19 casos a cada 100 mil habitantes). É um problema de saúde pública de todas as regiões do Brasil, com maior incidência nos estados da Região Sul e Sudeste e com maior taxa de letalidade nas regiões Norte, Centro-Oeste e mais recentemente na região Nordeste.
Em Minas Gerais a incidência é maior que a média nacional (25 casos em cada 100 mil habitantes). Em Uberlândia os acidentes mais frequentes são produzidos por Aranha armadeira e Aranha marrom, sendo que a maior parte dos acidentes não foi possível identificar a espécie de aranha envolvida. O araneísmo ocorre em todos os meses do ano, com maior frequência nos meses de novembro, dezembro e janeiro 📊.
Acometem todas as faixas etárias, sendo mais frequente nas economicamente ativas (20 a 59 anos) e em pessoas brancas (57%). A maioria dos acidentes que aconteceram em UDI tiveram o tempo inicial de atendimento entre 1 à 3 horas. 🚨O atendimento rápido🚨 é crucial para evitar o agravamento do caso. ⚠️Previna-se de acidentes! Verifique roupas e calçados antes do uso. Evite o acúmulo de lixo, resíduos e demais utensílios que poderão servir de abrigo para as aranhas.
Opmerkingen